Apesar de sua origem nos Estados Unidos, o cheesecake (tradução: bolo de queijo) ganhou popularidade em todo o mundo devido à sua aceitação universal. Essa deliciosa torta doce, que combina queijo cremoso e uma calda de frutas vermelhas irresistível, passou por várias adaptações ao longo do tempo. Incluindo também versões salgadas. De acordo com a narrativa histórica, a doçura em questão teve seu início no preparo e na comercialização realizados em confeitarias norte-americanas, sob a liderança de descendentes de judeus.
Conforme mencionado por Elza Ferreira, professora do curso de Gastronomia da UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau), o cheesecake moderno surgiu em 1880, quando a Empire Cheese Company lançou o primeiro cream cheese industrializado. Nessa época, o Reuben’s Restaurant, em Nova Iorque, utilizou esse ingrediente em sua receita de cheesecake, e foi nesse período que começaram a utilizar o biscoito triturado na composição.
É possível adaptar o cheesecake de acordo com as preferências individuais. Pode-se experimentar diferentes coberturas, como calda de frutas vermelhas, doce de leite, e até mesmo utilizar outros tipos de queijo, como cottage ou ricota. Elza destaca que cada pessoa tem a liberdade de criar sua própria versão da receita, de acordo com seu paladar. Nas versões salgadas, a geleia pode ser substituída por ingredientes como espinafre ou tomate. Na cozinha, há infinitas possibilidades para explorar e reinventar receitas, conclui a especialista.
Preparação do cheesecake
Para preparar um cheesecake em casa, são necessários ingredientes como biscoito maisena, margarina, cream cheese, leite condensado, açúcar, ovos e geleia de morango. De acordo com Elza, o processo é simples: comece triturando os biscoitos (você pode triturá-los utilizando um liquidificador) e, em seguida, misture essa farinha com açúcar e manteiga. Unte uma forma desmontável e pressione firmemente a massa no fundo.
Em seguida, bata os ovos, o cream cheese e o leite condensado no liquidificador. Despeje essa mistura sobre a base de biscoitos na forma e adicione a geleia de morango por cima. Asse em forno preaquecido por 30 minutos, espere esfriar, desenforme e estará pronto para servir.
Créditos – Destaque: Freepik