Não há como negar que os aplicativos de comida são hoje essenciais tanto para os consumidores, quanto para os restaurantes. Isso porque representa, sobretudo, praticidade em uma rotina cada vez mais corrida. Assim, o recurso já popular entre os brasileiros segue em franca expansão no país, com o surgimento frequente de novas plataformas no mercado. Cada uma com suas funcionalidades e facilidades, que visam a comodidade das transações.
Leia mais: Consultoria para restaurante: como melhorar seu negócio
Essa atual realidade deixou pra trás as longas esperas na linha telefônica, que exigia mais esforço e tomava mais tempo de ambos os lados. Agora, essa “ponte” entre a comida e o cliente é bem mais funcional, proporcionando acesso rápido à uma infinidade de opções gastronômicas. Bem como aumentando a visibilidade das empresas, e com isso, seu alcance de vendas.
Por isso, conhecer e se aliar aos aplicativos de comida é algo que pode ajudar na jornada empreendedora pelo concorrido setor de food service. Afinal, o delivery chegou para ficar, atendendo a uma tendência de consumo que se mostra crescente. E os restaurantes que quiserem se destacar, precisam aderir à modalidade e estar presente nas plataformas. Confira abaixo 6 disponíveis na atualidade:
Aplicativos de comida
iFood
A mais popular no Brasil hoje é sem dúvida o iFood, com mais de 40 milhões de consumidores cadastrados, segundo a própria empresa. A plataforma brasileira atua no ramo de entrega online de refeições, mercado, bebidas, farmácia, pet e shopping, abrangendo todos os estados do país. Nela, os usuários encontram diversas categorias de comidas, como sorvetes, salgados, marmitas e até congelados. Com culinárias variadas, desde brasileira até japonesa e árabe.
Para os estabelecimentos comerciais, há duas opções de cadastro no aplicativo: um com o delivery feito por eles próprios, e outro com os motoboys parceiros do iFood. Ambos os planos com direito a uma loja digital que disponibiliza um cardápio online com os produtos, bem como outras ferramentas muito úteis para o negócio. Saiba mais detalhes e valores pelo site da plataforma.
Rappi
Do mesmo modo, a Rappi oferece aos consumidores entregas em categorias diversas, como padarias, restaurantes, lanchonetes e supermercados. Além de remédios, bebidas e muitos outros produtos, com uma gama de funcionalidades exclusivas. A startup sob encomenda é colombiana e atende diversos países, como o Brasil, onde abrange quase todos os estados.
Os restaurantes que se cadastram na plataforma também têm seus produtos divulgados num catálogo online e podem acessar diversos recursos de gestão, como anúncios. A entrega dos pedidos é feita por uma frota de entregadores do aplicativo. Ou seja, os estabelecimentos não precisam se preocupar com esse serviço. Enfim, a inclusão do negócio é gratuita, mas há um percentual cobrado (comissão + IVA) pelo uso e aluguel da plataforma. Mais detalhes e valores podem ser conferidos no site da Rappi.
AiQFome
O AiQFome vem se destacando e ganhando cada vez mais popularidade no país, com mais de 5 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o LinkedIn da companhia. Atua com delivery de restaurantes, oferecendo pizzas, lanches, marmitex, comida chinesa entre outras opções. Mas também entrega produtos de mercado, farmácia, pet shop, açougue e outras conveniências. Hoje, a plataforma brasileira está presente em mais de 700 cidades, em 23 estados, sendo que seu foco é o interior do Brasil.
Com uma linguagem jovem, o AiQFome convida as lojas a se tornarem digitais e descoladas, prometendo um marketing diferenciado. Bem como suporte online e participação em campanhas exclusivas. Não tem taxa de adesão para se cadastrar, a comissão do aplicativo é sobre o valor dos pedidos. Mas há uma mensalidade cobrada apenas se seu negócio atingir um faturamento alto no mês. Para entender melhor, basta acessar o site da plataforma.
UaiRango
A UaiRango disponibiliza os mais diferentes tipos de comida e cupons promocionais, oferecidos por uma série de restaurantes. Ele é um dos aplicativos de comida focados em cidades do interior, atendendo cidades de 10 mil a 120 mil habitantes. Assim, está hoje presente em 18 estados do país, com planos para seguir expandindo.
Os restaurantes parceiros recebem treinamento operacional e contam com uma equipe de suporte da plataforma. Para se cadastrar não é preciso pagar taxa de adesão, nem mensalidade, pois o sistema de pagamento ocorre somente através de comissão. Portanto, só há cobrança se houver venda pela plataforma. Mais detalhes pelo site do UaiRango.
Quero Delivery
Pelo Quero Delivery é possível comprar em lanchonetes, restaurantes, supermercados, hortifrutis, empórios e pizzarias. Assim como em pet shops, livrarias, lojas de roupas e outros locais. A plataforma com estilo jovial conta com mais 1 milhão de usuários, estando em mais de 180 cidades brasileiras.
Aos parceiros, oferece uma loja online com diversas ferramentas de gestão, além de uma equipe de suporte humanizada. Para saber mais, acesse o site Quero Delivery.
Delivery Much
A Delivery Much é um aplicativo de delivery do interior, que atualmente está presente em mais de 320 cidades do Brasil, ofertando produtos de mais de 15 mil lojas. Nele o consumidor encontra pizzas, lanches, açaí, pastéis, bebidas, pratos brasileiros e de outros países.
Os restaurantes cadastrados tem acesso a um gerenciador de pedidos com diversas vantagens, e também podem participar de promoções da plataforma. As entregas podem ocorrer pelos motoboys da Delivery Much ou próprios. Mais detalhes sobre a parceria podem ser conferidas no site da empresa.
Contudo, vale ressaltar que há outros aplicativos de comida que ainda não são tão populares, mas que também podem ser a solução ideal para o seu negócio. Entre elas, destaque para a Pedidos 10, Mais Delivery, Pede Pronto e Delivery On.
Créditos: Freepik