O Brasil é um país com um território imenso, com uma variedade incrível de sabores para se descobrir em cada canto. Isso porque todo estado possui seus próprios pratos típicos, preparados com ingredientes e temperos regionais. Além dos costumes e tradições à mesa, que proporcionam experiências únicas. Peculiaridades que tornam a comida brasileira rica, única e diversificada.

Desse modo é difícil selecionar as receitas mais famosas, que representem essa gastronomia tão miscigenada. Mas podemos afirmar que a feijoada se destaca entre elas. Afinal, é uma verdadeira paixão nacional! Ademais, outros pratos também são bastante conhecidos por aqui e no exterior, merecendo o destaque. Confira abaixo 10 deles:

1 – Açaí

Fruto muito comum na região Amazônica, o açaí é bastante versátil. Assim, usado em receitas salgadas, doces e também bebidas. Em sua versão original, como parte da cultura indígena, acompanha farinha, peixes e frutos do mar. Já em outras regiões seu consumo é com granola e guaraná. Ou ainda com frutas e outros ingredientes, ao ganhar a consistência parecida com a de um sorvete.

2 – Acarajé

O acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê. Ele pode levar pimenta e ser recheado com camarão ou vatapá. De origem africana, essa receita é popular na Bahia e em boa parte do nordeste brasileiro.

3 – Arroz Carreteiro

O arroz carreteiro é uma comida brasileira que surgiu na região sul, mas ganhou todo o país. Sua preparação original leva apenas carne de charque (salgada e curada), arroz branco e alguns temperos. Um prato simples e extremamente saboroso!

4 – Carne de Sol

Comum na região nordeste, a carne de sol é preparada de forma artesanal e por isso possui um sabor diferenciado. A peça é salgada e em seguida colocada para secar em um local coberto, mas bem ventilado. Assim, leva horas para ficar pronta e depois pode ser consumida com mandioca e queijo coalho, ou ainda desfiada para rechear receitas.

5 – Churrasco

O churrasco é mais do que uma comida brasileira popular, é uma cultura de celebração entre amigos e familiares. Em todos os estados do país há diversas maneiras de assar carnes, sendo que a gaúcha é uma das mais conhecidas. Na forma tradicional, usa-se grandes peças de carnes em espetos de madeira cravados ao chão.

6 – Coxinha

Uma receita tipicamente brasileira, que não pode faltar nas festas de aniversário por aqui, é a coxinha. O petisco mais tradicional do país trata-se de uma massa recheada de frango desfiado, frita ou assada. Porém, há diversas outras versões, como coxinha de mandioca e recheio de carne-seca. Mas todas sempre modeladas em forma de gota, visando lembrar a coxa de uma galinha.

7 – Feijão Tropeiro

Originado do movimento chamado de Tropeirismo, essa receita se tornou popular nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A receita do feijão tropeiro leva principalmente feijão, carne-seca, toucinho, farinha de mandioca ou de milho, e sal. Mas também pode-se acrescentar couve picada, ovos, alhos, cebola e outros temperos.

8 – Moqueca

A moqueca costuma levar peixes, frutos do mar e também alguns legumes e vegetais. É um prato encontrado em algumas regiões do Brasil, mas com diferenciações em suas preparações. Na Bahia, por exemplo, leva leite de coco e azeite de dendê. Já no Espírito Santo, esses ingredientes são substituídos por urucum, azeite de oliva e coentro.

9 – Pão de Queijo

Uma receita amada pelos brasileiros é o pão de queijo. Este quitute de origem mineira é muito famoso, facilmente encontrado em padarias de todo o país. Sua base mistura polvilho e queijo, sendo que há inúmeras variações em sua preparação. O lanchinho salgado combina com manteiga, requeijão, geleias e até com creme de avelã.

10 – Tapioca

De origem indígena, a tapioca trata-se de uma goma branca, com textura granulada, feita da farinha da mandioca. Ao ser aquecida em frigideira, se junta e vira uma massa parecida com uma panqueca ou crepe, podendo então ser recheada. Aliás, pode se tornar uma receita doce ou salgada, dependendo de sua escolha!

 

Créditos: Freepik