A gastronomia é uma expressão rica e diversificada da cultura, refletindo a identidade de diferentes regiões e povos. Portanto, nessa vasta tapeçaria culinária, encontramos uma variedade de pratos, ingredientes e preparações que começam com a letra V. Vamos explorar essa fascinante lista de comida com V, mergulhando em sabores, texturas e tradições que abraçam o universo gastronômico.

A lista com as comidas com V é certamente uma ótima fonte de inspiração para quem deseja experimentar novos sabores e ampliar seus conhecimentos sobre culinária. Também é um recurso valioso para quem está procurando receitas para ocasiões especiais ou simplesmente quer variar o cardápio diário.

Comida com V

Vaca Atolada

Um prato brasileiro robusto, a vaca atolada é uma mistura suculenta de costela bovina cozida com mandioca, criando principalmente um guisado rico em sabor e textura. A receita também pode incluir outros ingredientes, como cebola, alho, pimenta e salsa.

Vaccinium

Chamado de mirtilo, o vaccinium destaca-se como fruta pequena e azulada, rica em antioxidantes, que ajudam a proteger, por exemplo, as células contra danos. Sua aplicação principal é em sobremesas, sucos e smoothies.

Vada

Aperitivo indiano, a vada é um bolinho frito feito com uma mistura de lentilhas, temperos e ervas. É atualmente servida com chutneys picantes.

Vada Pav

Popular lanche de rua indiano (muito popular em Mumbai, a maior cidade da Índia), a vada pav consiste em um bolinho de batata temperado (vada) envolto em um pãozinho (pav). Principalmente servida com chutney de tamarindo e chutney de coentro, é uma delícia picante.

Vagem

Este vegetal verde e alongado, também conhecido como feijão-vagem, é principalmente cozido no vapor, refogado ou adicionado a saladas. Fonte de fibra, importante para a digestão, a vagem tem sua textura crocante e sabor suave, dessa forma, a tornam uma escolha popular em diversas preparações.

Valencay

Uma das comidas com V que não poderia ficar de fora. Um queijo francês, com uma forma piramidal distintiva, o valencay tem uma casca comestível, um sabor cremoso e terroso, feito atualmente com leite de vaca.

Vanilla

Extraída das vagens de orquídeas do gênero vanilla, a baunilha é um sabor clássico na confeitaria. Suas notas doces e aromáticas elevam bolos, bebidas, sorvetes e cremes, proporcionando assim uma experiência única e deliciosa.

Vanilla Bean Panna Cotta

Uma sobremesa italiana elegante, a vanilla bean panna cotta (panna cotta de fava de baunilha) é uma delícia sedosa e gelatinosa, adornada com sementes da fava para intensificar o sabor. Ou seja, uma experiência refinada para os amantes de baunilha, feita com creme de leite, leite, gemas de ovo e açúcar.

Vanilla Custard

Uma das comidas com V da confeitaria, a vanilla custard (creme de baunilha) é clássica, preparada com ovos, açúcar e leite, realçada pelo sabor suave e perfumada da baunilha. Uma delícia por si só, principalmente usada como recheio para tortas, bolos e outros doces.

Vareniki

Originária da Europa Oriental, especialmente da Rússia e Ucrânia, os vareniki são dumplings (bolinhos) recheados com batata, queijo, repolho ou frutas. Podem ser cozidos ou fritos e são principalmente servidos com creme azedo.

Vassourinha-doce

Planta cujas folhas servem para chás e infusões, conhecida atualmente por propriedades medicinais e sabor suave, a vassourinha-doce se destaca na arte da cura através de uma experiência aromática. Usada para tratar problemas digestivos e respiratórios.

Vatapá

Uma comida com V clássica do Brasil, especialmente na culinária baiana e pernambucana, o vatapá é um creme espesso feito com pão, camarões, leite de coco, amendoim e temperos, resultando em uma mistura rica e saborosa.

Vatrouchka

Uma sobremesa russa, popular em Moscou e São Petersburgo, a vatrouchka é uma torta doce recheada com queijo cottage, passas e às vezes frutas. Pode ser decorada com cobertura de açúcar de confeiteiro, criando uma delícia de sabor equilibrado.

Veau Marengo

Um prato clássico francês, muito popular em Paris e Lyon, o veau marengo é um guisado de vitela cozido com tomates, vinho branco, alho, cebolas e ervas, por exemplo. É muitas vezes servido com cogumelos e azeitonas.

Vegetais de Raiz

Compostos por cenouras, nabos e batatas, os vegetais de raiz são a base sólida de muitas receitas. Ademais, seu perfil terroso e textura versátil os tornam essenciais em guisados, purês e pratos assados. São uma boa fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia ao corpo.

Vegetariana

Refere-se a uma variedade de pratos que excluem carne, enfatizando ingredientes vegetais. Além disso, opção saudável e sustentável, saladas, massas, pizzas e outros pratos podem receber a versão vegetariana, rica em legumes, grãos e sabores.

Velouté

Uma base de molho da culinária francesa, o velouté é feito a partir de um roux (mistura de farinha e gordura) e um líquido, geralmente caldo. Comida com V usada para criar molhos ricos e cremosos, podendo ser usada em uma variedade de pratos, como sopas, molhos e cremes.

Verbasco

Uma erva com flores altas, o verbasco é ocasionalmente usado na culinária, especialmente para fazer infusões. Pode ser usado para tratar problemas digestivos e respiratórios.

Verdolaga

Conhecida como beldroega, a verdolaga é uma planta comestível usada atualmente em saladas e pratos cozidos. É conhecida por suas propriedades nutricionais e sabor leve, podendo ser encontrada em todo o mundo.

Vergamota

Uma variedade de tangerina, a vergamota torna-se conhecida por sua casca fina e aroma cítrico intenso. Além disso, usada para fazer compotas e licores, como o limoncello (licor italiano).

Verguita

Uma pequena vagem verde, a verguita é um ingrediente comum em pratos da culinária latino-americana, adicionando crocância e sabor.

Verjus

Embora não seja uma comida com V em si, o verjus é um suco ácido feito a partir de uvas verdes não maduras. Utilizado na culinária como um substituto para o vinagre ou limão, ele adiciona um toque de acidez a pratos diversos.

Verrine

Uma elegante e marcante apresentação de comida em camadas em um copo ou até mesmo recipiente transparente, a verrine permite apreciar visualmente as diferentes texturas e sabores.

Viande

Em francês, viande significa carne. Este termo destaca-se em pratos de carne, como boeuf bourguignon, um guisado de carne bovina cozido em vinho tinto, proporcionando uma experiência culinária única. Dessa forma, pode se referir a qualquer tipo de carne, como bovina, suína, ovina, aves e peixes.

Vianinha

Vianinha é o nome de um tipo de pão pequeno, redondo, com uma crosta estaladiça (crocante e quebradiça) e um miolo branco e compacto. Este pão é originário de Viena, capital da Áustria, e é conhecido em Portugal como “paposseco”.

Vichyssoise

Sopa fria de origem francesa, a vichyssoise encanta com alho-poró, batatas, cebolas, caldo de galinha e creme, proporcionando assim uma experiência gastronômica única. Geralmente servida gelada, é uma opção refrescante durante os meses mais quentes.

Victoria

Uma variedade de abacaxi, originário da África, o victoria é conhecido por sua polpa doce e suculenta, ou seja, sendo uma escolha bastante popular para consumo in natura.

Vieira

Molusco de sabor delicado, a vieira brilha ao ser principalmente grelhada ou cozida, encantando pelo toque tenro e sabor único.

Vinagre

Líquido ácido, resultante da fermentação, é um ingrediente versátil. Além disso, em marinadas para carnes e na elaboração de molhos agridoces e conservas, o vinagre realça sabores, equilibrando pratos; essencial na conservação de alimentos.

Vinagreira

A vinagreira, uma planta cujas folhas ácidas enriquecem sopas e saladas, proporciona principalmente um sabor característico na culinária.

Vinagrete

Um molho à base de vinagre, azeite e temperos, o vinagrete é uma comida com V usada principalmente como tempero em saladas e churrascos.

Vindaloo

O vindaloo, famoso por sua intensidade de sabores, destaca-se como um curry preparado com carne de porco, carneiro ou frango, cozido com vinagre, especiarias e pimentas, por exemplo, proporcionando um curry picante e delicioso.

Vindaye

O vindaye, preparado com peixe ou carne, destaca-se como um curry marinado em especiarias e vinagre antes de cozinhar, revelando assim uma explosão de sabores únicos. Oferece uma combinação única de sabores.

Vinete

Um prato popular na culinária romena, a vinete é uma pasta de berinjela assada, principalmente misturada com cebola, tomate, pimentões e temperos, servida como aperitivo ou acompanhamento.

Vinhos

Os vinhos encantam os sentidos com suas paletas de aromas e sabores. Desde tintos intensos e encorpados até brancos frescos e frutados, os vinhos oferecem jornadas sensoriais únicas, sendo assim, muito usados na cozinha para adicionar complexidade e sabor a diversos pratos.

Virado à Paulista

O virado à paulista é uma receita tradicional do estado de São Paulo. Com arroz, tutu de feijão (cozido e refogado com farinha de mandioca), linguiça, ovo frito, couve refogada, banana à milanesa e torresmo, apresenta uma mistura de sabores e texturas, sendo uma refeição bastante completa e saborosa.

Vísceras

Partes internas comestíveis de animais, como fígado, coração e rim, por exemplo, as vísceras encontram-se presentes em diversas preparações culinárias.

Vitamina de Frutas

A vitamina de frutas, uma bebida saudável, rica em vitaminas, minerais e fibras, preparada com a mistura de diversas frutas, leite ou iogurte, proporciona nutrientes essenciais em forma líquida.

Vitela

Reconhecida por sua carne macia e sabor suave, e também derivada de bezerros jovens. Ideal para escalopes, ensopados e assados delicados, a carne de vitela oferece uma experiência gastronômica delicada, sendo assim, uma das comidas com V mais apreciadas.

Vitello Tonnato

Vitello tonnato é um prato italiano que consiste em fatias finas de vitelo servidas com um molho de atum, alcaparras e maionese. Portanto, esta combinação única de carne e molho cria uma experiência única ao paladar.

Vitis

O termo científico que representa a uva, vitis, destaca-se como uma fruta bastante versátil, viabilizando seu consumo de forma fresca, seca ou na produção de vinho e sucos, por exemplo.

Vol-au-vent

Um prato francês que consiste em uma massa folhada em forma de cesto, muitas vezes recheada com uma mistura de carne bovina, aves ou frutos do mar em um molho cremoso. Por isso, o vol-au-vent não poderia ficar de fora da nossa lista de comida com V.

Volvariella Volvacea

Também conhecido como “cogumelo do capim”, o volvariella volvacea é um cogumelo comestível usado em diversas culinárias asiáticas.

Vongole

Uma palavra italiana para amêijoas, vongole destaca-se principalmente em pratos de massa, como linguine alle vongole, misturando amêijoas com alho, azeite, pimenta vermelha e salsa.

Vori Vori

Uma sopa paraguaia, o vori vori apresenta bolinhos de milho, carne, legumes e temperos, proporcionando uma refeição reconfortante e saborosa.

Conclusão sobre as comidas com V

De vaca atolada a vori vori, a lista de comida com V nos leva a uma jornada através de sabores globais e experiências gastronômicas únicas. Ademais, a diversidade presente em pratos brasileiros (como o vatapá e o virado à paulista), a delicadeza de sobremesas (como a vanilla bean panna cotta) e a riqueza de ingredientes (como o vaccinium e a verguita), destacam como a culinária é uma expressão vibrante da criatividade humana.

Essa lista é um convite para explorar e apreciar a riqueza do mundo da comida, onde cada prato conta uma história única e deliciosa.

A lista de comidas com V é uma amostra da riqueza do universo gastronômico. Os itens da lista representam uma variedade de sabores, texturas e aromas, oferecendo uma experiência única para os paladares mais exigentes. Além disso, ela é um convite para explorar novos sabores e culturas através da comida. Com um pouco de criatividade, é possível preparar pratos deliciosos e surpreendentes com ingredientes que começam com a letra V.

Por fim, qual comida com V ficou faltando na sua opinião? Não deixe de colocar nos comentários!

 

Créditos: Canva