Não é tão simples entender se o casamento está chegando ao fim. No relacionamento nos deparamos com muitos altos e baixos que não nos leva a considerar uma separação.

Mas, muitas vezes, não entendemos que o relacionamento está no fim.

Hoje falaremos sobre como saber se o casamento chegou ao fim? Quais os sinais a serem observados que representam o fim da relação.

O propósito não é fazer com que você, se reconhecendo na situação, termine o seu casamento, ao contrário, que ao entender que o relacionamento esteja no fim, procure ajuda e aconselhamentos a fim de evitar que isso aconteça.

Como saber se o casamento chegou ao fim e, realmente, considerar que deva ser o fim

Existe uma incontável gama de problemas que podem acontecer em um relacionamento, e, para a maioria, existe solução, ou vale a pena buscar uma solução.

No entanto, existe algo para o qual o melhor remédio é realmente a separação – a violência doméstica.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Brasil teve, até julho de 2022, mais 31 mil denúncias de violência doméstica familiar contra as mulheres.

A violência doméstica não acontece uma única vez no casamento, geralmente ela é um ciclo interminável de violência. Dessa forma, começando geralmente pela violência psicológica e culminando em violência física ou até a morte.

Laura Frade, psicóloga e doutora em sociologia, diz que o primeiro sintoma da violência doméstica é o afastamento da vítima do seu círculo familiar e de amigos. Após o início de violência, principalmente psicológica, a vítima se sente ameaçada, mas até que a violência física aconteça, ela não denuncia o parceiro.

Laura explica, que existe uma complexidade de sentimentos que leva a vítima ao silêncio, no geral, as mulheres tendem a colocar os interesses da família antes de si mesma, e isso a deixa completamente entregue a um ciclo de violência que muitas vezes encontra o seu desfecho com a morte.

Se você é uma mulher e está buscando orientação porque está vivenciando a violência familiar, sabia que a melhor saída é denunciar o agressor, pegue o telefone e ligue 180, um canal exclusivo para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O canal funciona para o Brasil inteiro. Através dele você poderá fazer a denúncia e obter apoio.

Violência doméstica, não.

Se está passando por isso é hora, sim, de denunciar e dar um fim ao casamento.

Como saber se o casamento chegou ao fim? – 9 sintomas do fim do casamento

Agora vamos aprender a identificar os principais sintomas do fim do casamento.

1 – Falta de intimidade

Muitos casais passam por períodos sem terem intimidades. Existem muitos fatores que causam isso que são, digamos, normais.

Mas quando o casal passa por essa carência e é possível observar a falta de interesse explícita, sem que o casal demonstre o mínimo interesse em conversar sobre o assunto ou já se sentem tão afastados emocionalmente que nem cogitam a possibilidade de arrumar a situação, isso é um alerta.

A falta de sexo por longos períodos pode ser um dos sintomas de que o casamento certamente está chegando ao fim.

2 – Sentimento de inferioridade

A falta de valorização e prioridade que você tem do seu parceiro pode se manifestar em vários campos da sua vida. Se você é sempre rebaixado, não valorizado, isso certamente afetará outros campos da sua vida, como o profissional, familiar e social.

Além da falta de valorização e prioridade seu parceiro pode fazer você se sentir sempre culpada por tudo que acontece no casamento.

3 – Falta de esforço pelo casamento

Um casamento enfrenta milhares de desafios durante sua existência e sempre deve existir o comprometimento do casal em resolver cada um deles. Quando você tem que fazer tudo sozinho, é um indício claro de que o casamento não está bem. No casamento deve sempre existir o diálogo, e como não é possível dialogar sozinho alguém acaba carregando um fardo muito maior para manter o relacionamento e, muitas vezes, inutilmente.

4 – Você vive insatisfeito com seu parceiro

Um outro sintoma muito claro sobre a saúde do nosso casamento é o que dizemos sobre o ele e sobre o nosso parceiro a outras pessoas.

Analise as suas conversas com amigos e familiares dos últimos tempos, se o seu assunto principal foi os defeitos do seu parceiro, isso demonstra que pode existir uma grande falta de respeito no casamento, de ambas as partes.

Se o casamento chegar ao fim, se houver filhos, corrija-se sobre esse assunto, principalmente em conversas com os próprios filhos. Tentar manchar a imagem do parceiro com os filhos pode se qualificar como alienação parental, isso é crime.

5 – Não há mais vontade de tentar

Eu não quero mais tentar fazer dar certo.

Essa afirmação é um sinal claro de que o casamento está realmente no fim.

Isso pode acontecer por dois motivos:

Primeiro existe muito ressentimento reprimido em você

Segundo você pode acreditar que não tem culpa alguma se a relação está indo para buraco, portanto, se recusa a tentar arrumar aquilo que você acredita que não ajudou a quebrar.

É importante ressaltar que um casamento é feito de duas ou mais pessoas, com responsabilidades igualmente divididas, se você se recusa a assumir a sua parte, isso pode ser claramente um pedido de divórcio.

6 – Menos diálogo ou fuga das conversas

Quando o diálogo morre em um casamento isso é um claro sinal de que muitas coisas não andam bem.

Se sente que seu parceiro faz ou você próprio faz, entregar-se ao trabalho ou mesmo viver ao celular, evitando o contato, o diálogo, isso é distanciamento.

Sentir-se aliviado em não estar próximo ou tendo que conversar com o seu parceiro é claramente sinal de que é o divórcio possa ser necessário.

7 – Falta de respeito no casamento

Se os diálogos que existem no seu relacionamento se resumem a ataques e defesas, se a falta de respeito impera entre vocês, isso é um alerta de que você está num relacionamento tóxico.

O desrespeito pode transformar todo sentimento em ódio, e, portanto, quando menos nos damos conta estamos convivendo com uma pessoa que odiamos.

Divórcio pode ser uma solução, ou a tentativa de comunicação e busca de ajuda profissional para lidar com o problema.

E fique atento a linha divisória entre falta de respeito e violência, elas são muito tênues, no entanto, podemos levar em consideração para a medida o limite do direito individual. Se houver violação dos direitos isso é violência doméstica.

8 – Traição

Traição gera enormes problemas com o casamento. Alguns conseguem perdoar a pulada de cerca e continuar juntos, outros continuam juntos remoendo a dor da traição pela vida inteira.

Além disso, a traição é quebra total da confiança, e sem confiança um relacionamento tende a ficar cada dia mais tenso.

Mesmo tendo acontecido somente uma vez, uma traição pode deixar marcas tão profundas no casamento que o divórcio pode ser a melhor opção para o casal.

9 – Um dos dois pediu o divórcio

O pedido de divórcio pode ser interpretado de duas formas, como um basta ou como um pedido de socorro.

Além disso, muitas vezes casais, ou uma das partes, luta sozinho pelo casamento, quando o pedido de divórcio acontece é que a outra parte entende que o que ele julgava simples queixas é algo muito mais sério e o desperta para a necessidade de consertar o casamento.

Muitos casais conseguem consertar a relação depois de um pedido de divórcio, porém, outros depois do próprio divórcio.

Esse é um passo que deve ser muito bem pensado para se dar, não o use o pedido de divórcio como blefe. Só o utilize quando realmente não houver mais saída para o casamento.

Conclusão

Passamos a nossa infância e juventude acreditando que o amor é sinônimo de felicidade, mas não é. O amor é o que une as pessoas para compartilharem além da felicidade, suas tristezas, decepções, conquistas, choros e risos. Devemos sempre entender que ninguém vive no paraíso, todos tem seus problemas, e que a balança dos problemas nem sempre é tão exata quanto queríamos que fosse.

À exceção da violência doméstica tudo o mais pode ser consertado, pode ser superado e que isso só depende de quanto cada um está disposto a dar para que a relação dê certo.

Não romantize o divórcio, nem guarde esperança de outros relacionamentos serão mares de rosas, pois não serão. Cada relacionamento apresenta suas peculiaridades, mas em nenhum que conheci, só havia felicidade.

Se você sente, porém, que não há outra saída, é preciso terminar, é preciso seguir adiante, então aconselhamos que leia esse artigo – Qual o momento certo para terminar um relacionamento?

 

Créditos: Gerd Altmann/Pixabay
Legenda: Como saber se o casamento chegou ao fim?