As provas da 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM ocorreram no início de agosto, em Jundiaí. A sede foi o novo Centro de Enologia da cidade, situado na Escola Técnica Estadual “Benedito Storani” – Etec BeSt. O evento pioneiro contou com 186 amostras inscritas das principais regiões vinícolas do Brasil, sendo 15% delas do estado de São Paulo.

Assim, o concurso reuniu várias cepas, desde as mais tradicionais como Isabel e Bordô, até as híbridas como Lorena, Moscato e Bibiana. Todas avaliadas por um corpo de jurados especializado, ou seja, enólogos e profissionais gabaritados de diversas áreas, inclusive seguindo regras internacionais de degustação.

Participaram Mauro Celso Zanus, da Embrapa (RS), Vinícius Caliari (SC), Irineu Guarnier (RS), Veronica Pavan (SP), Fausto Longo (SP), Marite Dal’Osto (SP), Fabio Lenk (PE), Renato Frascino (SP), Debora Colombo (SP), Rogerio Raupp Ruschel (SP), Kelly Barbosa (SP) e Léo Albertino (SP). Além disso, as avaliações foram presididas pelo jornalista Eduardo Viotti e coordenadas por José Luiz Tavares.

A criação do evento tem por objetivo ressaltar a importância do vinho de mesa, bem como mostrar ao mercado brasileiro o salto de qualidade que esse produto tão consumido no país vem dando.

A primeira edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é de extrema importância para dar visibilidade para essa parte representativa da produção do vinho brasileiro e promover a qualidade do vinho de mesa, que representa o grande volume da produção de vinhos brasileiros“, destaca Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho.

Resultados

Dentre os vinhos inscritos nessa primeira edição, destacaram-se seis rótulos com produção em Jundiaí e São Roque. Foram três medalhas de Ouro e outras três medalhas de Prata para o estado. Confira abaixo:

Ouro
Casa de Pizzo – Branco Seco, Jundiaí, Antonio Chaves Pizzilante
Góes Tradição – Branco Suave, São Roque, Vitivinícola Góes
Tinto Seco Bordô – Quinta Moraes, São Roque, Vinícola XV de Novembro

Prata
Rosé Suave Bordô – Quinta Moraes, São Roque, Vinícola XV de Novembro
Branco Seco Lorena – Quinta Moraes, São Roque, Vinícola XV de Novembro
Vinícola Casa Martins, Jundiaí, Vinícola Casa Martins

Enfim, o resultado completo do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa está disponível no site oficial do evento.

 

Créditos: Divulgação