Se você faz parte daqueles consumidores que gostam de adquirir produtos frescos e naturais, é bastante provável que aprecie a atmosfera de uma feira livre. De fato, as feiras exercem um papel tão significativo na cultura e economia do Brasil, que seus profissionais são homenageados em uma ocasião especial. O Dia do Feirante é celebrado em todo o país no dia 25 de agosto.

Essa data carrega consigo uma homenagem à primeira feira livre realizada em solo brasileiro, ocorrida em 1914. Esse marco histórico se deu no Largo General Osório, situado no bairro Santa Efigênia, na cidade de São Paulo. Desde então, a comercialização de mercadorias em estruturas simples, como barracas e bancadas, se espalhou pelos centros urbanos. Hoje, muitas famílias mantém o hábito de frequentar esses espaços, seja pela diversidade e qualidade das frutas, legumes e verduras; ou ainda pelo contato direto com o vendedor.

Apesar da rotina exaustiva que os feirantes costumam enfrentar, tendo que acordar de madrugada e realizar esforços físicos intensos, eles costumam acolher os clientes com simpatia. Uma característica que distingue esse tipo de comércio dos outros, bem como conquista e fideliza a clientela. Inclusive, até cria amizades duradouras entre quem vende e quem compra.

Sem falar que essa relação amistosa envolve também outras vantagens, como pechinchar pelos preços ali mesmo, cara a cara com o vendedor. Ou descobrir a origem da mercadoria, se está ou não no ponto, entre outras curiosidades que só quem produz sabe responder. A propósito, atrair os visitantes por meio de gritos e jingles engraçados é outro “dom” dos feirantes, criando um ambiente descontraído para todos.

A importância dos feirantes

Enfim, as feiras livres são locais únicos de socialização, que ressaltam a identidade regional e enaltecem os alimentos. Um importante espaço de comercialização de mercadorias da agricultura familiar, que incentiva a boa alimentação e movimenta a economia.

Dessa forma, é certo que seus trabalhadores tenham uma data especial de celebração para enaltecer essa profissão que é uma das mais antigas do mundo. Afinal, os feirantes desempenham um papel crucial na sociedade, levando em consideração que são eles os responsáveis por abastecer grande parte das mesas dos lares brasileiros. Trabalho que cumprem com zelo e dedicação.

Neste Dia do Feirante, que tal aproveitar para prestigiar uma feira em sua cidade e aproveitar para iniciar uma alimentação mais saudável? Fica o convite!

 

Crédito – Destaque: DCStudio/Freepik