A famosa controvérsia em torno do uso da uva-passa como ingrediente nas receitas da ceia de Natal foi esclarecida por meio de uma pesquisa realizada pela Ticket. De acordo com o levantamento, apenas 20% não apreciam a iguaria, enquanto 43% são indiferentes e 37% a incluiriam em qualquer prato. Entre os respondentes mais jovens, pertencentes à geração Z, a proporção daqueles que não gostam do alimento aumenta para 43%. A pesquisa envolveu mais de 2.300 trabalhadores.

Além da uva-passa, 39% dos entrevistados afirmaram planejar alterações para incluir novos pratos e sabores ao se indagarem sobre o cardápio da ceia de Natal. Enquanto isso, 33% têm a intenção de manter o cardápio inalterado em relação aos anos anteriores. Já 28% certamente pretendem realizar ajustes visando torná-lo mais econômico. Natália Ghiotto, Diretora de Produtos da Ticket, observa uma redução no número de pessoas que buscam economizar na ceia. Ela destaca que no ano passado esse índice chegou a 47%. Essa diminuição está relacionada à queda nos preços dos alimentos ao longo do ano.

Apesar de não planejarem mudar o cardápio para economizar, 53% dos entrevistados afirmaram estar pessimistas em relação aos preços dos itens da ceia. Ou seja, acreditando que estarão mais elevados; 26% acreditam que os alimentos terão preços mais baixos, e 21% preveem que os valores serão os mesmos do ano anterior.

Além da uva-passa

Quanto aos principais alimentos que irão compor a ceia, 84% pretendem incluir carnes, apenas um ponto percentual a menos em comparação com a pesquisa realizada pela marca em 2022. As frutas e oleaginosas mantêm a segunda colocação, com 57% de preferência, contra 56% no ano passado. Em seguida, assim como no ano anterior, os respondentes mencionaram as bebidas em 52%, superando os 49% registrados no ano passado para essa categoria. Outros itens mencionados incluem doces (48%), cereais como arroz e milho (37%), leguminosas como lentilha e feijão (35%), e farofa (34%).

 

Créditos: Freepik