Você sabe o que é enogastronomia? O termo está associado ao mundo de uma bebida milenar, sendo fundamental para criar experiências gastronômicas incríveis. Isso porque se refere à arte de harmonizar o vinho com a comida. Afinal, quando escolhido adequadamente, o vinho é capaz de realçar o sabor de um prato e tornar a refeição ainda mais saborosa.

São várias as possibilidades, mas para alcançar um resultado assertivo não é tão simples. É preciso buscar características tanto na bebida como no alimento, e assim combiná-las. Para isso, o profissional leva em consideração componentes como acidez, amargor, doçura, salgado, taninos e álcool. E também os aromas, as texturas e as estruturas/pesos.

Desse modo, o processo de escolha não pode ser generalizado, pois depende de diversos fatores. Ou seja, não basta apenas escolher qualquer vinho branco para acompanhar um peixe ou qualquer vinho tinto para uma carne vermelha. É necessário pensar nas particularidades de cada proteína, nos temperos utilizados, no modo de preparo e até nos acompanhamentos de cada uma, para então decidir qual o estilo da bebida que mais equilibra a refeição.

Além disso, na enogastronomia há como fazer harmonizações utilizando dois critérios: semelhança ou contraste. Por exemplo, usar a técnica de aliar um vinho encorpado com uma comida mais pesada. Ou então a técnica de opor um prato salgado com um vinho doce.

Contudo, vale ressaltar que o sucesso das combinações depende das sensações que elas despertarão em seu paladar, pois a melhor escolha sempre será aquela que lhe agradar mais. Portanto, testar é a palavra-chave!

 

Créditos: DCStudio/Freepik