Sobre o Aconchego da Tia Lúcia

Localizado em Rio Acima, o Aconchego da Tia Lúcia é um refúgio escondido próximo à Serra do Gandarela e bem perto da Cachoeira Chicadona. A paisagem bucólica, que vai aumentando a medida em que se adentra na estrada de terra, ilustra os relevos de Minas Gerais. A estrada que liga o centro da cidade ao restaurante tem a distância de 16km, imersa à natureza.

Assim, adentrando à estrada, na altura do km 8 há a placa “Encanto da Serra”, onde se pode encontrar alguns produtos como defumados de carne e salmão, queijos e frutas secas. O seu proprietário, cansado do caos da cidade grande, decidiu correr atrás do seu sonho, vivendo em um lugar tranquilo, no alto da serra.

Então, seguindo a estrada em direção de Itabirito, mais à frente, se pode encontrar placas sinalizando o Aconchego da Tia Lúcia, em uma chácara aprazível e com o conforto da comida mineira. Comida servida em uma varanda, com fotos nas paredes de clientes que já estiveram ali, o local conta também com uma piscina, disponível para se refrescar durante os dias mais quentes.

Tudo é bem elaborado pela própria Tia Lúcia e sua filha Carla, que cuidam da recepção dos clientes, garantindo que possam disfrutar de uma refeição na casa de alguém, e não em um ambiente comercial, como se está acostumado. Dentre a rotina das gestoras do restaurante, está a ida à Belo Horizonte para compras dos insumos uma vez por semana.

Sendo assim, o mercado semanal complementa os produtos cultivados ali mesmo, como a sua própria horta, pomar, galinheiro e até chiqueiro.

Como tudo começou

Meus três filhos já estavam criados, 2 deles casados, e Carla formada em comércio exterior, trabalhava numa empresa. Lincoln, meu marido, advogado e professor, havia se aposentado há pouco tempo. Foi aí que começamos a nos perguntar se estávamos felizes morando numa casa enorme em Belo Horizonte. Juntos decidimos construir um cantinho no meio das montanhas. No inicio, era apenas um lugar para passar o final de semana, mas logo decidimos morar na chácara. Carla ficou em Belo Horizonte, até que um dia deu um basta na vida corriqueira da cidade grande e largou o emprego que tinha a cinco anos. Veio passar um tempo conosco e nunca mais foi embora” – conta Tia Lúcia, sobre como decidiu mudar sua vida.

Isto é, com sua inquietude, Lúcia precisa estar sempre ativa, fazendo alguma tarefa. Juntando esta força com a satisfação de quando havia algum visitante na sua chácara, a ideia foi tomando forma. Após trabalhar vendendo tira-gostos e bebidas em uma das cachoeiras próximas, ela colocou em prática o empreendedorismo e assim nasceu o Aconchego da Tia Lúcia, em 1997.

Por fim, o restaurante funciona das quintas aos domingos, das 10h às 17h sem reserva, e das segundas às quartas apenas com reservas antecipadas.

Contato do Aconchego da Tia Lúcia

Endereço: Estrada Real, km 16 – Rio Acima
Telefone: (31) 3799-1089 / 98867-1089 (WhatsApp)
Internet: Site / Facebook

 

Créditos: Divulgação