Os agentes aromáticos possuem um papel fundamental na gastronomia, uma vez que atuam para realçar e acentuar sabores às receitas. Em suma, são uma seleção de componentes à base de legumes, ervas e especiarias, que quando submetidos ao calor ou macerados, liberam uma sinfonia de aromas deliciosos. Portanto, seja individualmente ou em combinação, o uso deles enriquece a experiência culinária.

Geralmente, esses elementos incorporam fundos, sopas e molhos. Dentre as combinações clássicas, destacam-se o mirepoix, bouquet garni, sachet d’épices, cebola piqué e cebola brûlée. Cada uma habilmente elaborada para se adequar a diferentes tipos de pratos e estilos. Oferecendo, assim, uma ampla gama de sabores e aromas para os chefs e cozinheiros explorarem.

Contudo, é preciso se atentar à proporção de cada elemento nessa combinação. O equilíbrio nesse aspecto é fundamental, pois a finalidade é ampliar e destacar as nuances gustativas e não dominá-las. Afinal, os aromas na medida certa criam sensações positivas e elevam os pratos a outro patamar. Aliás, vale mencionar que os agentes aromáticos podem ser removidos após terem liberado o sabor desejado à preparação.

Mirepoix

Mirepoix, também conhecido como a “trindade sagrada” da culinária francesa, é uma combinação de cebola, salsão/aipo e cenoura. Este preparo consiste simplesmente em cortar esses legumes em pequenos cubos, que não devem se desmanchar no cozimento. É versátil em seu uso, podendo ser dourado na manteiga, assado no forno ou consumido cru. Existem três variações principais:

  • Mirepoix Clássico: composto por cebola, cenoura e salsão;
  • Mirepoix Branco: substitui a cenoura por alho-poró;
  • Mirepoix Matignon ou Mirepoix Gordo: leva a adição de bacon, presunto e cabos de cogumelo, tornando-o uma opção mais robusta e saborosa.

Bouquet Garni

O Bouquet Garni, que significa “bouquet decorado” em francês, é uma combinação de ervas amarradas com um barbante ou colocadas em um sachê. A ideia do barbante é conter as ervas e tornar mais fácil a remoção após o cozimento do prato, uma vez que o bouquet garni não é destinado ao consumo. Os ingredientes essenciais incluem salsão, salsinha e folha de louro, embora possam variar dependendo da região e da preferência do cozinheiro.

Sachet D’Épices

O Sachet D’Épices é um pequeno “saquinho” ou “pacotinho” que abriga uma seleção cuidadosamente combinada de especiarias. Os ingredientes que compõem essa combinação incluem dente de alho, folha de louro, pimenta em grãos, cravo, tomilho, talos de salsinha e salsão.

Cebola Piqué

Essa técnica francesa conhecida como Cebola Piqué envolve simplesmente a fixação de uma folha de louro na parte externa de uma cebola descascada, por meio do uso de cravos. É utilizada, por exemplo, na preparação do molho béchamel.

Cebola Brûlée

A Cebola Brûlée é, essencialmente, uma cebola que foi cortada ao meio e submetida à tostagem em uma chapa ou frigideira. O termo, de origem francesa, significa “queimado” e descreve bem esse processo de preparação.

 

Créditos: Freepik