A gastronomia de um país carrega consigo a identidade cultural de sua sociedade. Está ligada aos costumes, religiosidades e agricultura de cada um. E sabemos que nenhuma nação é igual a outra, não é mesmo? Há distinções entre técnicas de preparo, ingredientes consumidos e até utensílios de cozinha utilizados. Particularidades essas que criam pratos únicos e hábitos alimentares que são a marca registrada de cada lugar. Por isso, a comida internacional é tão diversa, rica e atrativa.

No Brasil, por exemplo, a coxinha, o pão de queijo e a feijoada são receitas nacionais que fascinam o paladar dos estrangeiros. Por aqui, popularmente se consome arroz e feijão quase todos os dias. Já na Itália, a preferência são as massas como macarrão e pizza. Aliás, na “Terra da Bota” quebrar o espaguete é quase um crime, ok?

No Japão, se come de hashi (pauzinhos) e a carne perde seu lugar de destaque para o peixe, uma proteína em abundância nos cardápios do país. E um condimento muito comum para temperar seus pratos é o shoyu (molho de soja). Mas no México, o destaque são as pimentas marcantes e os pratos cheios de cor e sabor. Por lá, cozinhar é uma maneira até de homenagear os mortos.

Agora, quando se trata da França, a característica que se sobressai é a técnica de sua cozinha, sempre sofisticada e avançada. Isso porque no “Berço da Gastronomia”, as refeições são verdadeiros rituais preparados com bastante requinte e inovação. Por sua vez, os EUA são lembrados por seus apetitosos hambúrgueres acompanhados de fritas e milk-shake. Ou seja, são inúmeras tradições e sabores a se descobrir pelos quatro cantos do planeta!

Turismo gastronômico em ascensão

Vale ressaltar que a economia globalizada e os intercâmbios culturais têm aumentando a divulgação da comida internacional e suas peculiaridades. Bem como possibilitado o compartilhamento de receitas entre os povos. Desse modo, ingredientes e “segredos” viajam o mundo e chegam à outras regiões, promovendo experiências degustativas e até adaptações.

Hoje, é comum encontrar diversos pratos típicos de várias nacionalidades em restaurantes espalhados pelo mundo. Uma maneira que temos de experimentar um pouco de uma outra cultura. Contudo, nada como viajar até o país de origem para conhecer realmente uma receita e toda a história por trás de seu preparo. E hoje são inúmeros os destinos internacionais que possuem a cozinha como um grande atrativo. Por essa razão, o turismo gastronômico vem aumentando a cada dia e tende a seguir nesse ritmo.

 

Créditos: Freepik