Há 39 anos, o Divino Fogão tem conquistado sucesso no mercado de alimentação com uma combinação perfeita: arroz, feijão, saladas variadas, guarnições diversas e uma variedade de carnes, acompanhadas por irresistíveis sobremesas que despertam água na boca.

Dessa forma, a marca se destaca por oferecer a autêntica comida de fazenda, fresquinha a qualquer hora do dia. Com mais de 195 pontos de venda, incluindo restaurantes em shoppings brasileiros e dark kitchens, um inovador projeto lançado em meados de 2020, a franquia mostra um exemplo de empreendedorismo no mercado de alimentação.

A inspiração da comida de fazenda

A jornada do Divino Fogão teve início quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, interior de São Paulo, veio estudar na capital. Assim, sentiu falta dos sabores da comida que marcaram sua infância e adolescência. Em 1984, fundou o São Paulo I em Pinheiros, um local com o encanto de uma legítima casa da fazenda do interior paulista.

Projetado pelo arquiteto Renato Marques de Oliveira, o restaurante oferecia uma ótima alternativa aos trabalhadores da região. À noite, os clientes se reuniam para apreciar música de viola, saborear porções e petiscos. Compartilhavam a paixão de Reinaldo pelo rally, um esporte em que ele e seus três filhos, Rodrigo, Gabriel e Bruno, participavam de competições. O rally é sua profissão, o Divino Fogão se tornou seu hobby.

Expansão e reconhecimento

Em 1992, com a colaboração de sua esposa, Nani Scaburi Varela, o negócio ganhou força. Assim, receberam um convite para abrir uma unidade do São Paulo I no Shopping Eldorado, em São Paulo. Apresentou um conceito que continua até hoje: um balcão grande no estilo colonial, um fogão à moda antiga, uma grande coifa de cobre sobre o fogão.

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Além disso, muitas panelas de barro decorando o espaço, com azulejos portugueses adornando as paredes. Em meio a várias opções de fast-food na praça de alimentação, o São Paulo I se destacou, oferecendo a essência da cozinha brasileira que faz parte do dia a dia das pessoas.

Dois anos depois, o casal Varela entrou no ramo de franquias. Assim, com a expansão para fora de SP, surgiu um concurso cultural para rebatizar a marca. A sugestão de uma moradora de Campinas, que sugeriu Divino Fogão, acabou vencedora, garantindo-lhe um carro zero.

Divino Fogão: comida de fazenda que encanta

Divino Fogão em Taubaté – Créditos: Divulgação

Inovação com dark kitchen

O projeto de dark kitchen opera por meio de licenciamento de marca, uma parceria com a Guersola Consultoria, e tem ganhado espaço no mercado de alimentação. Com um investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à aquisição de insumos, uso da marca, embalagens, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar com uma dark kitchen.

Dessa forma, as vantagens incluem o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de todo o suporte e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação desse modelo, os licenciados podem esperar um faturamento médio mensal de R$ 20 mil.

Pra Toda Fome do Divino Fogão

Para os shopping centers, a rede lançou o modelo Pra Toda Fome, que apresenta um visual moderno e atualizado, sem perder a essência que conquistou os brasileiros. Além do tradicional buffet, esse formato de negócio também oferece pratos à la carte individuais, para duas ou três pessoas, além da versão kids.

Buscando atender a diversos públicos, a operação inclui lanches, pizzas, beirutes, omeletes, sushis e porções, bem como uma variedade de drinques, chás e whisky. Nas quartas e sábados, os clientes podem desfrutar de uma saborosa feijoada, em versões individual ou para famílias. Ou seja, há opções para todos os gostos.

 

Créditos: Hilton Souza