Entre os serviços de alimentação que uma empresa pode oferecer está o catering, que consiste em oferecer os insumos mais importantes em um local indicado pelo contratante. Nessa modalidade, a preparação da comida acontece nas instalações da própria empresa, mas a apresentação ao público ocorre no evento. Assim, costuma ser comum em convenções, feira de negócios, confraternizações, casamentos, chá de panela e outros. Mas também pode ocorrer na casa do cliente.

Voltado para atender a um grupo grande de pessoas, sua contratação pode incluir ainda bebidas, louças, talheres, decoração, mesas, cadeiras, pessoal de serviço e outros. Portanto, as responsabilidades da empresa que oferece o catering variam de acordo com o tipo de evento, e exigem bastante planejamento.

Em alguns casos, a comida é levada até as mesas pelos garçons e em outros ela é servida em uma grande mesa para que as pessoas se sirvam. Mas o cardápio e a quantidade são pré-estipulados, ou seja, os convidados não podem escolher um prato como em um restaurante.

Os tipos de catering

  • Catering móvel: a empresa prepara os pratos em suas instalações e utiliza os equipamentos oferecidos pelo local do evento para expor e servir a comida aos presentes. Comum em festas, feiras e festivais;
  • Catering em domicílio: a preparação dos pratos também ocorre nas instalações da empresa, mas são servidos diretamente na casa do contratante. É um dos tipos mais populares entre os brasileiros;
  • Catering de empresa: este tipo é voltado para empresas, atendendo geralmente eventos corporativos. Mas também é uma opção para a alimentação diária dos colaboradores;
  • Catering industrial: sua produção atende a um número volumoso de pessoas, com demanda recorrente de refeições. Entre os locais contratantes estão fábricas, hospitais e escolas.

Vantagens

Trata-se de uma modalidade que tem crescido no segmento de alimentos e bebidas do Brasil por oferecer vantagens tanto para o contratante, como para quem contrata.

Entre elas, podemos destacar a praticidade como o principal atrativo para a contratação do catering. Isso porque uma única equipe fica responsável por toda a parte de alimentação e estrutura do evento, garantindo tranquilidade ao cliente. Vantagem que aumenta a probabilidade da demanda pelo serviço no mercado.

Já para as empresas, que terão toda a execução da atividade sob seu comando, é possível conseguir preços mais justos e atrativos junto aos fornecedores. Além disso, essa modalidade amplia o nicho de serviços de um negócio, conquistando novos clientes e ajudando no aumento do faturamento.

 

Créditos: Freepik