No início de outubro, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) apresentou o guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista. O material faz um mapeamento do que há de melhor para quem busca conhecer e saborear os queijos feitos no estado. Proporcionando, assim, experiências incríveis para os entusiastas desse produto milenar tão presente na mesa dos brasileiros.

O guia reúne informações de 37 propriedades rurais selecionadas, prontas para compartilhar suas histórias e detalhes sobre suas atividades. Enfatizando não apenas os produtores, mas também seus respectivos municípios. Logo, revelando essas riquezas regionais e proporcionando uma verdadeira imersão nessa arte, há um impulsionando do turismo gastronômico pelo interior de São Paulo. Clique aqui e confira!

De acordo com o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, além de satisfazer o paladar, o visitante tem a oportunidade de vivenciar de forma profunda as fases do processo de produção. Tendo um contato autêntico com essa cultura artesanal. Desse modo, o queijo transcende sua função como mero alimento, adquirindo a dimensão de um item com narrativa, dotado de uma identidade singular.

Portanto, seguindo a Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista é possível muito mais do que degustar diferentes variedades. Também explorar as encantadoras lojinhas e entender todas as etapas de sua elaboração, desde a ordenha até as caves de maturação do produto. Ainda participar de agradáveis piqueniques, apreciar cafés coloniais e desfrutar de almoços com os deliciosos sabores típicos do interior.

Turismo pelo interior

A culinária característica do interior está impulsionando o turismo rural, emergindo como um dos segmentos mais demandados pelos viajantes desde o início da pandemia, registrando um crescimento anual de quase 30%, conforme indicado por uma pesquisa do Sebrae. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a atividade não apenas está promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade nas áreas rurais, mas também está contribuindo para a geração de renda em pequenos negócios familiares.

Para Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal, hoje é possível degustar os melhores queijos do mundo sem sair de São Paulo. A afirmação do francês, que já experimentou muitas variedades ao longo de sua vida, ressalta a qualidade dos produtos locais. Bem como a potencialidade do turismo rural na região.

A gastronomia, atualmente, é o terceiro principal motivador de viagens globalmente, ficando atrás apenas da natureza e da cultura, conforme relata a OMT. Estima-se que o setor movimente aproximadamente R$ 250 bilhões por ano no Brasil, conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

É interessante notar que muitos dos produtores de queijos artesanais mencionados no guia virtual fazem parte das dez rotas gastronômicas lançadas pelo Turismo do Estado de SP, ao lado de produtores de vinhos, azeites e outros produtos. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Setur-SP, a Associação Paulista do Queijo Artesanal e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.

Gabinete 3D

Enfim, vale destacar que o lançamento dessa Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista ocorreu durante o Gabinete 3D do Governo de SP, realizado em Campos do Jordão. Nesse eventos, os secretários de Estado atuam de forma presencial nas cidades-polo de cada região, apresentando propostas inovadoras e recebendo demandas locais. Essa colaboração direta tem como intuito desenvolver soluções conjuntas para desafios e impulsionar as potencialidades regionais. Durante a edição em Campos do Jordão, além do lançamento do guia virtual, ocorreram workshops e capacitações, fortalecendo ainda mais as iniciativas de turismo rural na região.

 

Créditos: Banco de Imagens/Setur-SP