Quando o assunto é ensino da Gastronomia, uma renomada escola francesa se destaca: a Le Cordon Bleu. Se você é um entusiasta ou profissional da área, certamente conhece o prestígio que ela possui globalmente. Mas se está ouvindo esse nome pela primeira vez, saiba que seus cursos possuem um alto padrão de ensino, reconhecido em todo o mundo.

Fundada em Paris em 1895, a Le Cordon Bleu transformou-se de uma escola de culinária parisiense em uma extensa rede internacional de institutos dedicados às artes culinárias e à hospitalidade. Atualmente, é a maior do gênero, abrangendo 35 institutos em 20 países. Formando, assim, anualmente cerca de 20 mil alunos provenientes de mais de 100 nacionalidades.

Para isso, oferta uma grande diversidade de programas e cursos, consolidados como credenciais de excelência e refinamento em formação profissional no setor. Um dos elementos distintivos da rede é a habilidade em unir inovação e criatividade à tradição. Ela se posiciona como guardiã das clássicas técnicas da culinária francesa, preservando e transmitindo com maestria o domínio dessa nobre arte. Mas sem deixar de acompanhar as constantes mudanças contemporâneas.

Na formação de seus alunos, proporciona não apenas um aprendizado consistente, mas também uma experiência prática robusta, respaldada por recursos modernos. Sua infraestrutura de alto padrão inclui bancadas e equipamentos individualizados, com todas as ferramentas necessárias numa cozinha profissional. Além disso, destaca-se por possibilitar a interação direta e aprendizagem com grandes chefs de diversas áreas e origens.

Não se limitando apenas ao aspecto educacional, a rede ainda demonstra um compromisso em impulsionar as carreiras de seus estudantes, facilitando oportunidades de estágio e conexões com restaurantes de sucesso. Ou seja, uma abordagem que visa não apenas o aprimoramento técnico, mas também à inserção qualificada no mercado de trabalho.

Influência mundial

Assim, ao longo de mais de um século, a escola mantém-se como um farol na definição de tendências e na influência sobre a gastronomia francesa e global. Seu ensino de nível superior é verdadeiramente lendário, contando em sua história com alunos ilustres. Entre eles, a princesa de Gales, Lady Diana, e o famoso chef francês Erick Jacquin, nacionalizado brasileiro e conhecido por ser jurado no reality MasterChef, no Brasil.

Portanto, para quem busca aprofundar seus conhecimentos e obter uma formação profissional em áreas da gastronomia, destacando-se da concorrência, a Le Cordon Bleu surge como uma escolha incontestável. Mas, não é preciso viajar para Paris, na França, onde se localiza sua sede, para ingressar em um de seus programas de formação.

Isso porque é possível encontrar campus da Le Cordon Bleu em outros locais da Europa: Londres, Madri e Istambul. Assim como na Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e na Ásia (Líbano, China, Índia, Japão, Coreia, Malásia, Taiwan, Tailândia e Filipinas). Já nas Américas a rede está presente no Canadá, México, Peru, Estados Unidos e Brasil, onde possui institutos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ambos inaugurados em 2018, oferecendo aos estudantes as melhores infraestruturas e laboratórios equipados com as mais recentes tecnologias da cozinha internacional.

Le Cordon Bleu no Brasil

Os programas da Le Cordon Bleu Brasil seguem rigorosamente o mesmo conceito pedagógico adotado pela renomada escola. Para além do currículo convencional, os estudantes têm a oportunidade de explorar a riqueza da arte culinária local e absorver os distintivos temperos brasileiros, elementos essenciais para aqueles que buscam compreender mais profundamente a cultura nacional.

Vale ressaltar que todos os cursos são ministrados em colaboração com instituições de ensino devidamente credenciadas no país, garantindo um ambiente educacional robusto e confiável. E suas equipes de ensino contam com profissionais qualificados e experientes.

Os campus oferecem uma gama completa dos cursos tradicionais da rede, abrangendo Certificados de Cuisine e Pâtisserie, estratificados nos níveis básico, intermediário e superior, além dos Diplôme de Cuisine, Diplôme de Pâtisserie e o prestigioso Le Grand Diplôme.

Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, são disponibilizados cursos livres e de extensão, oferecendo uma variedade de especializações para atender às diversas aspirações dos estudantes. Destaca-se também a presença do Cordontec Program, uma opção adicional para os alunos cariocas em busca de uma experiência culinária mais abrangente.

Por fim, os pré-requisitos para a admissão em um dos campus brasileiros é ter 18 anos ou mais e ter o Ensino Médio concluído. Não é exigida nenhuma experiência culinária anterior. Mais detalhes estão disponíveis nas páginas eletrônicas de cada unidade.

Serviço

Le Cordon Bleu Rio 
Endereço: Rua da Passagem, 179 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3189-3450
Internet: Site

Le Cordon Bleu SP
Endereço: Rua Natingui, 862 – 1º andar – Vila Madalena – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3185-2500
Internet: Site

 

Créditos: Site/Le Cordon Bleu