O food service é um segmento gastronômico que atende o consumidor que se alimenta fora de casa. Assim, compreende todos aqueles estabelecimentos que oferecem serviços alimentícios, como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, cafeterias, bistrôs e food trucks.

Mas não para por aí, pois essa longa cadeia é constituída por um conjunto de negócios que pode ser dividido em produção, indústria e operação. Ou seja, engloba não apenas aqueles setores que atuam na venda final, como também os que produzem os insumos de base, os que distribuem eles e até as operações financeiras.

No Brasil, o food service movimenta a economia e tem se tornado uma ótima escolha para quem busca abrir um negócio, seja uma pequena ou média empresa, ou ainda uma franquia. Isso porque nos últimos tempos, a rotina corrida da sociedade não tem permitido que as famílias consigam dedicar tempo à cozinha. E com isso, a alimentação na rua tem crescido exponencialmente.

Dessa forma, o conceito tem evoluído bastante, buscando sempre acompanhar os novos hábitos da população. Assim como acolher os novos movimentos e incluir as novas tecnologias que permitem maior praticidade e conforto ao cliente. Trazendo, então, novas tendências ao mercado mundial.

Tendências do Food Service

Entre elas, as dark kitchens ou “restaurantes fantasmas”, que são empresas que trabalham exclusivamente com entrega de alimentos. Não há um espaço para receber os consumidores, o estabelecimento oferece apenas comida para viagem. Os pedidos podem ser feitos online ou por telefone.

Aliás, o delivery é uma categoria que ganhou força durante a pandemia de Covid-19, ampliando o alcance das empresas. Sua popularidade se dá pela facilidade de realizar pedidos e receber diretamente em casa. Por isso, é hoje um serviço essencial para a sobrevivência de um negócio.

Outra tendência se relaciona à conscientização ambiental e social, que tem levado os estabelecimentos a adotarem novas práticas sustentáveis e responsáveis. Inclusive com a oferta de produtos e serviços alinhados com esses valores. Isso devido a crescente preocupação da sociedade com esses temas.

Além disso, a busca por alimentos saudáveis e plant-based (baseados em plantas) estão ganhando espaço no mercado, já que as pessoas estão pensando mais em cuidar da saúde. Portanto, as empresas devem investir na diversidade de opções.

Por fim, o setor de food service deve se atentar a um fator primordial: a valorização da experiência do cliente. Cada vez mais exigentes, eles não querem apenas se alimentar, mas ter uma experiência completa e diferenciada. Então, para atender a essa demanda, vale investir em decoração estilizada, atendimento personalizado, embalagens e tecnologias inovadoras, ou outros elementos que tornem o serviço especial.

Conclusão

O setor de food service é um ecossistema gastronômico diversificado que abrange desde a produção de insumos até a experiência do cliente nos estabelecimentos de alimentação. No Brasil, essa indústria desempenha um papel crucial na economia, proporcionando oportunidades para empreendedores de todos os tamanhos. As mudanças nos estilos de vida e a pandemia impulsionaram tendências, como as dark kitchens e o delivery, tornando a conveniência fundamental.

Além disso, a crescente consciência ambiental e a demanda por opções saudáveis e à base de plantas estão moldando o mercado. No entanto, a chave para o sucesso é a ênfase na experiência do cliente, que exige inovação e atenção aos detalhes para cativar os consumidores cada vez mais exigentes.

 

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