Quando o assunto é gastronomia moderna, não há como não falar do chef Ferran Adrià. Isso porque o espanhol revolucionou o mundo culinário ao introduzir uma nova cultura que agrega técnicas inovadoras e ousadas às receitas. Assim, se tornou internacionalmente conhecido, considerado cinco vezes o melhor do mundo. E mesmo já tendo pendurado o avental, segue sendo um grande influenciador da alta gastronomia.

Autodidata, Adrià nunca se formou na área, mas seu talento não precisou de um certificado acadêmico para se evidenciar. Seu primeiro contato com o “setor” foi ainda jovem, lavando pratos em um hotel para pagar uma viagem à Ibiza. Mais tarde, trabalhou em vários restaurantes, no entanto, sua primeira experiência comandando uma cozinha foi no Serviço Militar na Marinha Espanhola. Já fora da instituição, ganhou uma oportunidade no staff do elBulli, onde viria fazer história ao reinventar a culinária moderna.

elBulli

O restaurante em Roses, na Costa Brava espanhola, funcionava sob a direção do chef francês Jean-Louis Neichel quando recebeu a primeira de suas três estrelas Michelin. Porém, foi sob o comando de Adrià que o estabelecimento batizado em homenagem à Buldogs franceses se tornou famoso.

A badalada casa abria somente por temporadas, entre abril e setembro, pois nos outros meses se dedicava à pesquisa obsessiva de novos pratos. Desse modo, se tornou palco das famosas experiências culinárias do novo chef, servindo um menu inovador e concorrido. Entre elas, esferas, espumas e fumaças. Novidades, entre tantas outras, que saíram dali para influenciar novas gerações de cozinheiros.

Contudo, ainda no auge de seu sucesso, em 2011, o restaurante fechou as portas numa decisão que surpreendeu a todos. O intuito era se converter numa fundação voltada ao estímulo da criatividade e à pesquisa. Então, em 2023, rebatizado de elBulli 1846 – uma referência às 1846 receitas criadas nos últimos seis anos em que permaneceu aberto – o espaço reabriu as portas como um museu.

Conheça o chef Ferran Adrià, espanhol que revolucionou a gastronomia

elBulli – Créditos: ®PepoSegura

O “alquimista da cozinha”

Com sua gastronomia ímpar, atípica, inovadora e arrojada, resultado de uma investigação constante, o chef Ferran Adrià é tido como um “alquimista da cozinha”. Tudo começou porque ele, criativo e curioso, não queria copiar nenhuma receita. E por isso, passou a pesquisar novas formas de preparar e apresentar os alimentos, buscando encontrar seu estilo próprio.

Assim, passou a misturar gastronomia, arte, design e ciência. Apresentando inovações como a “cozinha desconstruída” e o “minimalismo”. Se tornando, então, um precursor da chamada “Gastronomia Molecular”, termo que nunca o agradou. Inclusive, foi o primeiro chef a trabalhar com uma equipe de químicos na elaboração de seus pratos.

Leia mais: Entenda a gastronomia molecular

Hoje, Adrià não cozinha mais, mas não deixa de estar contribuindo para o enriquecimento da gastronomia contemporânea. Seu trabalho consiste em disseminar todo seu conhecimento, trabalhando como mentor e transmitindo o legado do extinto elBulli através de sua fundação privada: elBullifoundation.

Conheça o chef Ferran Adrià, espanhol que revolucionou a gastronomia

Exterior elBullifoundation – Créditos: ®PepoSegura

 

Créditos: ®PepoSegura