Há quatro anos, o Grupo Heineken lançou a Heineken 0.0 com a missão de liderar a revitalização do mercado de cervejas sem álcool. Esta iniciativa pioneira proporcionou aos consumidores uma alternativa de qualidade, preservando assim o sabor da clássica Heineken e expandindo as ocasiões de consumo de cerveja através de um estilo de vida mais consciente e saudável. Não é por acaso que, em 2023, a Heineken 0.0 conquistou o título de cerveja zero mais vendida no país. Essa distinção foi confirmada pelos dados levantados pela NielsenIQ, uma empresa líder global no fornecimento de insights abrangentes e imparciais sobre o comportamento do consumidor.

A presença das cervejas sem álcool tem crescido significativamente na vida dos consumidores brasileiros, marcando presença em bares, festas, festivais e diversos outros eventos onde o consumo de álcool é comum. Além disso, essa categoria de bebida tem se estabelecido como uma opção após atividades físicas e em situações como almoços durante o expediente de trabalho. Em 2019, as cervejarias comercializaram 140 milhões de litros desse tipo de bebida. Já em 2022, esse número saltou para 393 milhões de litros. Isso representa um crescimento de 38% em relação ao ano anterior, segundo dados do Euromonitor para o SINDICERV, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.

Heineken 0.0: tendências e impacto

Em 2023, de acordo com a NielsenIQ, 9,2% dos domicílios brasileiros consumiram cervejas sem álcool, em comparação com os 7,8% do ano anterior (2022). Isso resultou em um volume de vendas de 1,25 milhões de hectolitros e um valor de vendas de R$ 2 bilhões de reais para esse segmento em todo o Brasil durante o ano de 2023. Nos últimos dois anos, a participação desse tipo de bebida no consumo domiciliar nos lares brasileiros cresceu de 59,8% para 61,4%. A classe alta representa o principal público-alvo, com 49% de seus consumidores, seguida por 37% que consomem cerveja de forma geral (incluindo as alcoólicas), conforme relatório da empresa.

Segundo a NielsenIQ, a Heineken 0.0 é a marca líder de mercado no segmento de cervejas sem álcool no Brasil. Dessa forma, sendo apreciada em todas as faixas etárias, com uma presença destacada entre os consumidores de 26 a 35 anos e aqueles acima de 56 anos. Os dados da NielsenIQ, referentes ao período de janeiro a dezembro de 2023, revelam um crescimento significativo da marca nos lares brasileiros. Ou seja, com um aumento de 5,3% na penetração em comparação com os 4,3% de 2022.

Por fim, a Heineken 0.0 aumentou seu market share em valor e volume em comparação com o ano anterior. Seu compromisso com qualidade e credibilidade reflete-se nos resultados anuais, levando o Grupo Heineken a investir R$ 80 milhões na expansão da produção em Araraquara. Isso visa atender à alta demanda, especialmente no Sudeste, representando 32% do volume do segmento zero em São Paulo e 25% no sul do país.

 

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